XVIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã

11 a 13 de junho de 2024

Universidade São Judas (Campus Paulista)

Modalidades: Presencial e Remota

Apresentação do Evento

A partir de 15 de abril estarão abertas as inscrições e submissões para a XVIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã que ocorrerá entre os dias 11 e 13 de junho de 2024, na Universidade São Judas (Campus Paulista), na cidade de São Paulo.

Nesta edição os trabalhos poderão ser apresentados em duas modalidades: presencial e remota, no momento da submissão será possível escolher em qual delas deseja participar. Vale ressaltar que a modalidade remota estará disponível apenas para participantes de fora do munícipio de São Paulo.

Como já se trata de um espaço consolidado em nosso evento, teremos a submissão de oficinas. Podem submeter oficinas alunas e alunos da pós-graduação, assim como comunicadoras e comunicadores populares, mestras e mestres e doutoras e doutores. As pessoas proponentes que tiverem oficinas aprovadas terão isenção na taxa do evento. O benefício será cedido para apenas um proponente por oficina. Serão priorizadas oficinas que dialoguem com a temática do evento.

O tema escolhido para esta edição foi “Comunicação cidadã e inovações tecnológicas: ações transformadoras por meio da ciência participativa” o intuito é debatermos como os processos de inovação podem configurar e oferecer novas perspectivas para a comunicação popular, comunitária e cidadã.

Poderão ser realizadas comunicações orais nos Grupos de Trabalho, derivadas de pesquisas ou relatos de experiência. A submissão será feita por meio de resumos expandidos, teremos, posteriormente ao evento a publicação dos anais dos resumos publicados no site da instituição.

Caso os autores tenham interesse em publicar seus trabalhos completos, no segundo semestre de 2024 estarão abertas as inscrições para a coletânea Cadernos ABPCom. Todos participantes do evento serão notificados sobre a chamada.

Neste ano, o evento da ABPCom contará com cotas raciais e sociais, o que significa que todas pessoas que se autodeclararem pretas, pardas, indígenas e trans terão desconto de 50% na inscrição do evento, essa iniciativa busca ampliar a diversidade e incentivar a participação desses públicos em nosso evento, ampliando o debate sobre identidades e cidadania.

Vale ressaltar ainda que todos os professores da Universidade São Judas que participarem da Comissão de Organização, assim como alunos de graduação da instituição terão isenção na inscrição do evento.

EM BREVE DIVULGAREMOS NOSSA PROGRAMAÇÃO DEFINITIVA

Venha fazer parte do nosso evento para que juntas, juntos e juntes possamos transformar nossa sociedade em um espaço mais plural, democrático e participativo!